Você é feliz em sua profissão?

Sala de Imprensa: Notícias 28/04/2015
Você é feliz em sua profissão?
Empresárias responderam um teste para identificar o perfil comportamental

Os dados foram obtidos pela Etalent, empresa de tecnologia especializada na gestão da mudança pessoal e na educação do comportamento. E foram transmitidos por Patrícia Ronchi, da Paradigma – Soluções de implantação, ampliação e modernização de empresas, para as integrantes do Núcleo da Mulher Empresária (NUME) da Associação Empresarial de Rio do Sul (ACIRS), na segunda-feira, 27 de abril, durante reunião do grupo.

O objetivo da apresentação, com o título “Perfil Comportamental”, foi ajudar a refletir sobre o contexto de mundo e o perfil pessoal de cada nucleada, para descobrir se estão no caminho do melhor desempenho, melhorando os relacionamentos com filhos, pares e subordinados e administrando melhor o tempo. Durante o encontro foram expostos conceitos sobre os talentos que temos e ressaltada a importância de aproveitá-los da melhor maneira possível. “Se não estou feliz no trabalho, dificilmente estarei feliz na vida pessoal. O prazer é o combustível que move a vida e quando fazemos o que gostamos, a vida ganha sabor”, enfatizou Patrícia.

Ela também lançou reflexões sobre por que tantas pessoas não conseguem encontrar a felicidade no campo profissional. “Muitas não são encorajadas a potencializar seus talentos. A coragem é fundamental para mudar o rumo em busca da felicidade”, complementou. Mas antes é preciso identificar qual o perfil comportamental, pois ele irá apontar em qual carreira a pessoa se encaixa melhor. A identificação do perfil comportamental leva em consideração a teoria “DISC”, criada por William Moulton Marston e explicada durante a reunião. Segundo Marston, existem quatro tipos distintos de comportamentos: Dominante, Influente, Estável e Conforme. Temos as características de todas elas, mas dependendo da situação, uma irá predominar sobre as demais.

No final, as nucleadas responderam um questionário para saber o tipo de comportamento de cada uma. O evento foi realizado graças ao projeto do NUME, aprovado pelo Empreender Competitivo. O programa tem o apoio da CACB, SEBRAE Nacional, Empreender, Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (FACISC) e Associação Empresarial de Rio do Sul (ACIRS).