Voz Única Alto Vale: Candidatos recebem cartilha com pleitos prioritários da região

Sala de Imprensa: Notícias 01/09/2022

Na noite de quarta-feira, dia 31 de agosto, a Acirs recebeu os candidatos a senador, deputado federal e estadual para conhecerem as demandas da região do Alto Vale do Itajaí, através do documento Voz Única. O encontro, intitulado como “Road Show”, consiste em apresentar os pleitos levantados na cartilha Voz Única, desenvolvida e estimulada pela Facisc, e que tem como foco orientar e disponibilizar à sociedade uma ferramenta que monitora o que tem sido feito pelo poder público e assim cobrar os pleitos que aguardam definições.

O calendário dos encontros que iniciou no final de agosto e se estende até setembro já percorreu quatro regionais da Facisc.

Mediado pelo jornalista político Upirara Boschi, o encontro proporcionou aos candidatos dois minutos para a defesa das respectivas propostas de governo e, ao final, cada um recebeu uma Cartilha com os cinco principais pleitos considerados como prioritários, sendo eles:

– Duplicação da BR 470/SC até a interseção com a BR 116 conforme o EVTEA;

– Custeio dos 16 hospitais da região;

– Inclusão do Vale e Alto do Itajaí nos estudos para a implantação de novas ferrovias no estado

– Continuidade dos projetos para a contenção de cheias na Bacia do Itajaí

– Aumento do efetivo do 13º Batalhão da Polícia Militar.

Para o vice-presidente para a regional Alto Vale, Maicon Luiz, é preciso avançar nas resoluções das demandas, tendo em vista que, boa parte delas, são antigas e que ano a ano ficam à espera de uma ação e solução. “Os pleitos não mudam, infelizmente. O ideal seria que, com o passar do tempo, os ciclos fossem renovados e novas demandas pudessem ser adicionadas, mas ainda estamos presos em pleitos muito antigos. O problema é sempre a falta de representatividade. Por isso a importância do Road Show em trazer os candidatos da região para que sejam eleitos e assim teremos os nossos representantes”, afirmou. Segundo Luiz “o Alto Vale já teve 3 representantes federais e 5 estaduais; hoje temos apenas 1 federal e 2 estaduais. A região merece essa atenção e precisa ter candidatos eleitos que sejam daqui e conheçam de perto as dores da comunidade”.

O presidente da Facisc, Sergio Rodrigues Alves, acredita que, justamente diante a lentidão do poder público é que a união da sociedade e da classe empresarial deve estar alinhada e direcionada, para seguir com direcionamento. “ A Cartilha do Voz Única é uma ferramenta que nos orienta com clareza e nos dá foco no que precisa. É um raio-x das principais demandas do estado. E as coisas demoram quando se trata de depender do poder público. Mas temos que mudar isso. Santa Catarina se destaca pelos índices e resultados econômicos e pode se destacar em gestão, em satisfação da sociedade”, destacou.